'

Startup Dinamarquesa Quer Ajudar Cantinas a Reduzir o Desperdício de Alimentos

publicado no dia 27/01/2023
escrito por Mundo da Tecnologia

Vamos à leitura...

Até 40% de todos os alimentos produzidos a cada ano não chegam nem perto da boca humana, resultando em custos econômicos, ambientais e sociais estimados em US$2,6 trilhões (R$13,182 trilhões).

Leia mais no site

Mas uma startup dinamarquesa quer ajudar a diminuir o desperdício.

Embora haja uma infinidade de razões sociais, culturais e até tecnológicas para essas estatísticas impressionantes, vimos uma série de startups surgirem com propostas sobre como resolver o problema do desperdício de alimentos.

Leia mais no site

No ano passado, a Choco alcançou o cobiçado status de unicórnio para software que digitaliza os processos de pedidos, cadeia de suprimentos e comunicações para fornecedores e restaurantes.

Em outros lugares, existem empresas que oferecem previsões inteligentes com inteligência artificial para ajudar os varejistas a otimizar seu reabastecimento de estoque, enquanto outras criaram mercados para vender excedentes ou produtos imperfeitos.

Leia mais no site

Existe até uma empresa que pretende transformar restos de comida em recipientes para alimentos.

Outra startup dinamarquesa chamada Kanpla, por sua vez, está concentrando seus esforços em reduzir o desperdício de alimentos em uma vertical muito específica: cantinas.

Leia mais no site

Fundada na Dinamarca em 2019, a startup dinamarquesa Kanpla inicialmente visava cantinas escolares, oferecendo software para os pais encomendarem comida para seus filhos (crianças menores de 13 anos não têm permissão para cartão de débito na Dinamarca).

Isso deu às escolas uma boa ideia de quanto e que tipo de comida preparar.

Leia mais no site

Hoje, a empresa visa todos os tipos de cantinas, com clientes pagantes, incluindo a gigante marítima Maersk, bem como fornecedores de cantinas industriais, que atendem a mais de 230 cantinas nos países nórdicos.

Em 2022, a startup dinamarquesa Kanpla disse que seu software foi usado em cerca de 1.500 cantinas e espera triplicar esse número este ano, à medida que se expande para mais mercados europeus.

Leia mais no site
Saiba mais

Clique em
Saiba mais abaixo
para ler o artigo completo.

Saiba mais

Por enquanto é só isso, mas...

Acesse nosso site para ler essa e outras matérias.

Ler matéria completa