Resumo do Conteúdo
Green Tecnologia, ou tecnologia verde é um termo abrangente que descreve o uso de tecnologia e ciência para criar produtos e serviços que sejam ecologicamente corretos.
A green tecnologia refere-se à tecnologia limpa, que se refere especificamente a produtos ou serviços que melhoram o desempenho operacional enquanto reduzem custos, consumo de energia, desperdício ou impactos ambientais negativos.
O objetivo das tecnologias verdes é proteger o meio ambiente, reparar os danos ambientais do passado e conservar os recursos naturais da Terra.
A tecnologia verde também se tornou uma indústria em expansão que atraiu grandes quantidades de capital de investimento.
O uso de tecnologias verdes pode ser um objetivo declarado de um segmento de negócios ou empresa. Essas metas são geralmente descritas na declaração ambiental, de sustentabilidade e governança (ESG) de uma empresa ou podem até ser encontradas na declaração de missão de uma empresa.
Investidores socialmente responsáveis estão cada vez mais tentando restringir seus investimentos potenciais para incluir apenas empresas que usam ou produzem especificamente green tecnologia.
História da Green Tecnologia
Embora as tecnologias verdes sejam cada vez mais populares nos tempos modernos, elementos dessas práticas de negócios são usados desde a Revolução Industrial.
A partir do início do século XIX, os cientistas começaram a observar os impactos ambientais das instalações industriais de queima de carvão, e os fabricantes procuraram reduzir suas externalidades ambientais negativas.
As autoridades governamentais estão lentamente percebendo a importância de proteger os recursos naturais. Os programas de reciclagem na calçada tornaram-se comuns nas décadas seguintes e aumentaram a conscientização sobre o lixo doméstico.
Tipos de Green Tecnologias
A tecnologia verde é uma categoria ampla que inclui várias formas de remediação ambiental. Embora as mudanças climáticas e as emissões de carbono sejam agora consideradas as questões globais mais prementes, também há muitos esforços para lidar com os riscos ambientais locais.
Alguns procuram proteger ecossistemas específicos. Outros buscam conservar recursos naturais escassos buscando alternativas mais sustentáveis.
Energia Alternativa
Para fornecer uma alternativa viável aos combustíveis fósseis, muitas empresas estão tentando projetar fontes alternativas de energia que não gerem carbono atmosférico.
As energias solar e eólica estão agora entre as fontes de energia mais baratas, e os painéis solares estão cada vez mais acessíveis em escala de utilidade para quem mora no Brasil.
Outras alternativas, como a energia geotérmica e das marés, ainda não foram implantadas em larga escala.
Veículos Elétricos
Muitos fabricantes estão explorando maneiras de reduzir as emissões automotivas, seja projetando motores mais econômicos ou mudando para motores elétricos.
No entanto, os carros elétricos exigem uma série de inovações em outras esferas, como baterias recarregáveis de alta capacidade e infraestrutura de carregamento.
Além disso, os benefícios dos veículos elétricos são limitados pelo fato de muitas redes elétricas ainda dependerem de combustíveis fósseis.
Agricultura Sustentável
A agricultura e a pecuária têm uma pegada ambiental significativa, desde o alto custo do uso da terra e da água até as consequências ambientais de pesticidas, fertilizantes e dejetos animais. Como resultado, há muitas oportunidades para green tecnologia na agricultura.
Por exemplo, as técnicas de agricultura orgânica podem reduzir os danos causados pelo esgotamento do solo, as inovações na alimentação do gado podem reduzir as emissões de metano e os substitutos da carne podem reduzir o consumo do gado.
Reciclando
A reciclagem procura conservar recursos escassos, reutilizando materiais ou encontrando substitutos sustentáveis.
Embora resíduos de plástico, vidro, papel e metal sejam as formas mais populares de reciclagem, operações mais sofisticadas podem ser usadas para obter matérias-primas caras de lixo eletrônico ou peças de automóveis.
Captura de Carbono
A captura de carbono diz respeito a um conjunto de tecnologias experimentais que visam remover e sequestrar gases de efeito estufa, seja no ponto de combustão ou da atmosfera.
Essa tecnologia tem sido fortemente promovida pela indústria de combustíveis fósseis, embora ainda não tenha atendido a essas expectativas.
A maior instalação de captura de carbono pode absorver 4.000 toneladas de dióxido de carbono por ano, uma quantidade minúscula em comparação com as emissões anuais.
A green tecnologia ainda tem muito a avançar e vai oferecer muitos benefícios ao mundo nos próximos anos e décadas.