Resumo do Conteúdo
Dia 20 de novembro se inicia o maior evento esportivo que existe no mundo, é mês de copa do mundo do Qatar. A tecnologia na Copa do Mundo 2022 será completamente inovadora.
A primeira Copa do Mundo aconteceu em 1930, após muito tempo de tentativas de se organizar uma competição mundial de futebol. A criação da Fifa foi muito importante para popularizar e organizar o futebol.
A Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA) foi fundada em 1904 e contou com a junção inicial dos seguintes países: Bélgica, Dinamarca, França, Holanda, Espanha, Suécia e Suíça.
A primeira copa do mundo aconteceu no Uruguai e reuniu 13 países, sete deles da América do Sul(Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai), dois da América do Norte (EUA e México) e quatro da Europa (Bélgica, Romênia, Iugoslávia e França).
O Brasil acabou sendo eliminado ainda na primeira fase e o Uruguai findou sendo o primeiro campeão de uma Copa do Mundo após vencer os argentinos nos pênaltis.
Depois disso foi se firmando a história de um grande evento desportivo que reuniria as principais seleções de futebol do mundo, até chegarmos nos dias atuais. Então vamos entender toda a tecnologia na Copa do Mundo.
Tecnologia na Copa do Mundo
Depois de 1930, as copas do mundo foram melhorando e sendo ampliadas, assim o número de seleções participantes foi aumentando, até que no ano de 1998 o modelo de 32 seleções que é utilizado até hoje chegou.
Atualmente, nossa seleção brasileira é a maior vencedora de copas, com 5 títulos conquistados. Esse ano o evento será no Qatar, e o que foi inserido em tecnologia na Copa do Mundo de 2022 está sendo muito comentado.
O custo total de toda a arquitetura no Qatar para a realização da Copa do Mundo é de incríveis US$200 bilhões de dólares, isso, pois o país não tem histórico de realização ou participação em esportes como o futebol.
Então foi preciso todo esse gasto porque tiveram que ser construídos oito estádios, centros de treinamentos, obras de infraestrutura para o país sede e até mesmo estações de metrô para que as pessoas pudesses se locomover até os estádios.
Com toda essa grana investida, a estrutura, tendo estádio com capacidade de receber até 80 mil pessoas, muita tecnologia nova, que nunca havia sido utilizada em copas do mundo, serão implementadas esse ano. Vamos conhecer a tecnologia na copa do mundo 2022.
Inteligência Artificial nos Impedimentos
Os impedimentos serão marcados de forma semiautomática, através da inteligência artificial. Para que isso aconteça, no teto dos estádios, serão instaladas 12 câmeras, equipadas com recursos de machine learning, para filmar e rastrear até 29 pontos dos corpos dos jogadores durante toda a partida.
A bola vai conter um chip de geolocalização sensível ao toque, então será possível fazer o cálculo exato de onde a bola estava na hora do passe para que o impedimento seja marcado de forma mais precisa.
Todas as informações serão rapidamente passadas para o árbitro de campo e as imagens que forem montadas pelos programas serão passadas, no telão do estádio.
Camisetas Inteligentes
Outra tecnologia na Copa do Mundo, será o uso de camisetas com micro sensores, que permitirá que seja medida a temperatura do jogador, a respiração, a hidratação e até mesmo o nível de estresse que o atleta está.
Isso tudo será transmitido em tempo real para a equipe técnica das seleções.
Drones Para a Segurança
A tecnologia na Copa do Mundo vai também auxiliar na segurança. O Qatar espera receber 1 milhão de turistas durante os dias da Copa do Mundo, então uma forte segurança tem que ser aplicada no país e principalmente nos estádios.
Pensando nisso, o país fechou uma parceria com uma empresa dos Estados Unidos para que sejam utilizados drones para fazer o monitoramento os estádio e ao redor deles. Muita tecnologia está posta sobre esses drones para garantir a segurança de todos que irão assistir aos jogos.
Então vamos aguardar a utilização de toda essa tecnologia na Copa do Mundo, e que ocorra tudo bem, com o titulo sendo do Brasil no final.